COLETA SELETIVA


COLETA SELETIVA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A E.E.E.P. GOV. LUIZ DE GONZAGA FONSECA MOTA



Por ser o lixo um dos maiores problemas que afetam o meio ambiente e percebendo que não há na E.E.E.P. Gov. Luiz de Gonzaga Fonseca Mota ações efetivas para o descarte adequado nem gerenciamento dos resíduos produzidos, prejudicando assim o ambiente escolar, é que surgiu a necessidade de elaborar um projeto de implantação da coleta seletiva, com atividades de educação ambiental como a reciclagem do lixo inorgânico entre outras, direcionadas a toda comunidade escolar, pois, só assim, os alunos terão a oportunidade de se tornarem sujeitos conscientes, atuantes no processo de preservação ambiental e podem levar essa conscientização para fora dos muros da escola. O presente projeto tem por finalidade melhorar o manejo dos resíduos escolares, esclarecer sobre os problemas gerados pelo lixo que não recebe tratamento e acondicionamento correto, e principalmente, provocar mudanças adequadas para a melhoria na qualidade de vida da comunidade escolar, assim como, diminuir os impactos ambientais negativos decorrentes da geração do lixo.
De acordo com a Lei 9.795/99 Art. 10 a Educação Ambiental deve ser desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal. Diante disso, é que a escola precisa se preocupar em promover simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e de habilidades necessárias à preservação e a melhoria na qualidade de vida.
A Educação Ambiental é um processo participativo, no qual os sujeitos participam ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais em busca de soluções, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, levando a uma conduta ética, condizentes com o exercício da cidadania.
A coleta seletiva é uma metodologia que objetiva minimizar o desperdício de matéria-prima e a reciclagem, a forma mais racional de gerir resíduos sólidos urbanos. Diante do exposto, este projeto tem como objetivo implantar a coleta seletiva na escola, esclarecer a comunidade escolar através de palestras sobre as questões do lixo como poluição, coleta seletiva, e riscos à saúde pública, promover campanha de sensibilização sobre questões ambientais, relacionando a importância da Educação Ambiental e do acondicionamento adequado do lixo, orientar sobre a utilização dos coletores de lixo, sensibilizar os alunos sobre a importância da higienização do ambiente escolar para a preservação da saúde, estimular a coleta seletiva na casa dos alunos e, por extensão, na comunidade, procurando envolver empresas privadas e governo, divulgar os resultados obtidos nas entrevistas aplicadas junto à comunidade escolar, buscando a conscientização de toda a comunidade escolar e mostrando o prejuízo que a falta de atitudes ambientalmente corretas causa ao ambiente, e que o desenvolvimento sustentável é a melhor alternativa de conservação.
Nas últimas décadas, vêm se intensificando as preocupações inerentes à temática ambiental e, concomitantemente, as iniciativas dos variados setores da sociedade como na escola para o desenvolvimento de atividades, projetos e congêneres no intuito de educar as comunidades, procurando sensibilizá-las para as questões ambientais, e mobilizá-las para a modificação de atitudes nocivas e a apropriação de posturas benéficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário