COLETA
SELETIVA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A E.E.E.P. GOV. LUIZ DE
GONZAGA FONSECA MOTA
Por ser o lixo um dos
maiores problemas que afetam o meio ambiente e percebendo que não há na
E.E.E.P. Gov. Luiz de Gonzaga Fonseca Mota ações efetivas para o descarte
adequado nem gerenciamento dos resíduos produzidos, prejudicando assim o
ambiente escolar, é que surgiu a necessidade de elaborar um projeto de
implantação da coleta seletiva, com atividades de educação ambiental como a
reciclagem do lixo inorgânico entre outras, direcionadas a toda comunidade
escolar, pois, só assim, os alunos terão a oportunidade de se tornarem sujeitos
conscientes, atuantes no processo de preservação ambiental e podem levar essa
conscientização para fora dos muros da escola. O presente projeto tem por
finalidade melhorar o manejo dos resíduos escolares, esclarecer sobre os
problemas gerados pelo lixo que não recebe tratamento e acondicionamento
correto, e principalmente, provocar mudanças adequadas para a melhoria na
qualidade de vida da comunidade escolar, assim como, diminuir os impactos
ambientais negativos decorrentes da geração do lixo.
De acordo com a Lei
9.795/99 Art. 10 a Educação Ambiental deve ser desenvolvida como uma prática
educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do
ensino formal. Diante disso, é que a escola precisa se preocupar em promover
simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e de habilidades
necessárias à preservação e a melhoria na qualidade de vida.
A Educação Ambiental é
um processo participativo, no qual os sujeitos participam ativamente no
diagnóstico dos problemas ambientais em busca de soluções, através do
desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, levando a uma conduta
ética, condizentes com o exercício da cidadania.
A coleta seletiva é uma
metodologia que objetiva minimizar o desperdício de matéria-prima e a
reciclagem, a forma mais racional de gerir resíduos sólidos urbanos. Diante do
exposto, este projeto tem como objetivo implantar a coleta seletiva na escola,
esclarecer a comunidade escolar através de palestras sobre as questões do lixo
como poluição, coleta seletiva, e riscos à saúde pública, promover campanha de
sensibilização sobre questões ambientais, relacionando a importância da
Educação Ambiental e do acondicionamento adequado do lixo, orientar sobre a
utilização dos coletores de lixo, sensibilizar os alunos sobre a importância da
higienização do ambiente escolar para a preservação da saúde, estimular a
coleta seletiva na casa dos alunos e, por extensão, na comunidade, procurando
envolver empresas privadas e governo, divulgar os resultados obtidos nas
entrevistas aplicadas junto à comunidade escolar, buscando a conscientização de
toda a comunidade escolar e mostrando o prejuízo que a falta de atitudes
ambientalmente corretas causa ao ambiente, e que o desenvolvimento sustentável
é a melhor alternativa de conservação.
Nas últimas décadas,
vêm se intensificando as preocupações inerentes à temática ambiental e,
concomitantemente, as iniciativas dos variados setores da sociedade como na
escola para o desenvolvimento de atividades, projetos e congêneres no intuito
de educar as comunidades, procurando sensibilizá-las para as questões
ambientais, e mobilizá-las para a modificação de atitudes nocivas e a
apropriação de posturas benéficas.
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