CIDADÃO CONSCIENTE NÃO DESPERDIÇA ALIMENTO


CIDADÃO CONSCIENTE NÃO DESPERDIÇA ALIMENTO



A realidade do desperdício de alimento tanto nos países desenvolvidos quanto nos subdesenvolvidos tem como fator gerador a constante falta de conscientização da sociedade em geral, percebe-se que esta realidade esta presente na E.E.E.P. Governador Luiz de Gonzaga Fonseca Mota. Funcionários, alunos, professores, toda a comunidade escolar desta, possuem participação no desperdício que proporcionou altos níveis, no qual, foi identificado, analisado e avaliado antes da iniciativa deste projeto. Este problema é gerado devido à falta de comportamento ético, cidadão e consciente para com o alimento e com as pessoas que necessitam dele. Os dados sobre a fome no Brasil, divulgado pelo IBGE, mostra que 14 milhões de brasileiros passam fome. A pesquisa, de 2006, comprova que 7,7% da população habitam em domicílios nos quais a fome está presente. Outro estudo aponta que 72 milhões de pessoas correspondente a 39,8 % da população estão vulneráveis à fome em maior ou menor grau. São 18 milhões os domicílios afetados pelo problema, ou seja, 34,8 % da sociedade. Mais de um terço dos brasileiros declara que não come o suficiente “às vezes” ou “normalmente”. No total, 35,5% das pessoas se classificam nessa situação de fome. A situação mais grave afeta 9,2% dos brasileiros. Os que “às vezes” passam fome somam 26,3%. Os que “sempre” comem o suficiente são 64,5%. Já no ano de 2010 dados do IBGE apontam que 35% dos brasileiros passam fome e que pelo menos um terço das famílias ainda passam fome no Brasil. Além disso, com o desperdício, depósitos de lixo ficam cheios de comida que irá prejudicar ao meio ambiente. A decomposição de alimentos libera metano, um gás 20 vezes mais prejudicial à atmosfera que o dióxido de carbono (CO2). Diante destes dados apresentados é de fundamental importância para os educandos e educadores a responsabilidade de desenvolver um papel de cuidado com as questões sociais para com a comunidade dentro e fora da escola. À reflexão sobre este fato que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos, riscos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos.
Neste contexto, o projeto em questão será um valioso instrumento educativo. Através dele toda a comunidade escolar poderá contribuir com a redução do desperdício de alimento e poderá perceber a consequência do desperdício de comida num mundo que passa fome, sendo que, parte da sociedade sofre estado de desnutrição ou subdesnutrição, o que torna um utensílio de estudo e avaliação para a educação que poderá perceber a situação critica que vivemos.
Este projeto tem como objetivo reduzir os índices de desperdício de alimento na escola, conscientizando os funcionários, alunos o corpo docente sobre as consequências deste desperdício, sobre a fome no Brasil e no mundo e dos que não possuem acesso à alimentação, refletindo sobre a necessidade de rever processos, atitudes e valores sociais, promovendo uma nova postura para a comunidade escolar, e a criação de cidadãos conscientes e cientes com responsabilidades ambientais e sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário