INFOR@CTION




INTRODUÇÃO:
O projeto INFOR@CTION surgiu da necessidade dos formandos do curso de informática prestar serviços sociais para a comunidade em troca de conhecimento e experiência na sua área de atuação, viabilizado pelo orientador. Foi constatado que a comunidade escolar apresentava carências tecnológicas do cotidiano, com isso surgiu uma das ações do INFOR@CTION sanando tal dificuldade, “Fique por Dentro!”.  Diante à necessidade da inclusão digital, os educandos oferecem cursos voltados para as demandas do mercado; surge o “Cursos e Oficinas”.  Após realizar pesquisa comunitária, constatou-se que 78% possui computadores, porém não conseguem arcar com custos de manutenção dos equipamentos; daí nasce a “ComuniTec”. Os alunos preocupados com o meio ambiente e sustentabilidade, desenvolveram a “Reciclagem Eletrônica” retirando da natureza resíduos eletrônicos em prol de desenvolver arte com peças inutilizadas e montar computadores a serem doados para comunidade. 


METODOLOGIA: Desde maio, com inicio do projeto, houve a sensibilização para necessidade de implantar ações que viabilizassem o acesso da escola e da comunidade às tecnologias do cotidiano. Para a execução do projeto, inicialmente, foi realizado um levantamento das demandas e carências locais, através de pesquisa foram formuladas ideias para suprir as necessidades tanto da comunidade, como dos alunos através da vivência de problemáticas. Algumas das ações foram implantadas nos horários de almoço, outras sendo realizadas aos sábados pela manhã sob orientação/supervisão dos educados de informática.  


RESULTADOS: Com estas ações tivemos resultados no ensino-aprendizagem dos alunos, promovendo o nivelamento de seus conhecimentos, juntamente com a experiência adquirida diante das ações prestadas à comunidade. Onde, 70% dos alunos do 2º ano desenvolveram habilidades após implantação do projeto, já o 1º ano, teve uma melhora de 50% na absorção de novas temáticas.  Já os funcionários e educandos da organização de ensino citada, mostraram habituação com a tecnologia, com isso promovemos uma melhoria pessoal e profissional.


CONSIDERAÇÕES FINAIS: Concluiu-se um maior desenvolvimento e aproveitamento dos estudos direcionados para as práticas profissionais voltadas para a população. Constatou-se que ações desta natureza proporcionam acessibilidade às tecnologias do mundo atual. Desta forma, sensibilizando-se com as necessidades da sociedade, é indispensável a disseminação dessas ações nos dias atuais, pois o futuro é tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário